Fernando Haddad


De origem árabe libanesa, o ministro é membro de uma tradicional família ortodoxa.

Neto do Padre Habib Haddad, que durante a Primeira Guerra Mundial exerceu um importante papel de agregação entre as diferentes etnias e lutou contra a ocupação francesa, o que lhe garantiu o respeito por muçulmanos e cristãos.

Fernando Haddad disse que os valores árabes foram essenciais para que pudesse exercer um bom trabalho à frente do ministério da educação “meu avo procurou transmitir para os filhos a cultura árabe e seus valores.... e essa percepção de respeitar não só o igual mas o diferente faz toda a diferença na área da educação”.





Fernando Haddad (São Paulo, 25 de janeiro de 1963) é um acadêmico brasileiro, professor do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e atual ministro da Educação do Brasil.

Biografia

É bacharel em direito, mestre em economia e doutor em filosofia, todos os graus obtidos na Universidade de São Paulo. Publicou diversos livros no Brasil, como:

O Sistema Soviético, Scritta Editorial, São Paulo, 1992
Em defesa do socialismo, Editora Vozes, Petrópolis, 1998
Desorganizando o consenso, Vozes, Petrópolis, 1998
Sindicatos, cooperativas e socialismo, Editora Fundação Perseu Abramo, São Paulo, 2003
Trabalho e Linguagem, Azougue Editorial, Rio de Janeiro, 2004
Dedicou boa parte de sua carreira à administração pública: foi consultor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), chefe de gabinete da Secretaria de Finanças e Desenvolvimento Econômico do município de São Paulo, assessor especial do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e secretário-executivo do Ministério da Educação. Por um outro lado, a inserção internacional de sua produção científico-acadêmica é bastante limitada, não possuindo trabalhos significativos publicados em periódicos ou simpósios internacionais, e a sua produção científica em âmbito nacional relaciona-se, em sua maioria, a temas como "Socialismo", "Sindicalismo" e "Trabalho e Emprego". [1]

Assumiu o Ministério da Educação do governo Lula em 29 de julho de 2005, quando o ex-ministro Tarso Genro deixou o cargo para assumir a presidência do Partido dos Trabalhadores.

Nenhum comentário: